Pular para o conteúdo principal

O átomo moderno: Número atômico, número de massa, átomo neutro e íon.

Estrutura de átomo moderno

O átomo moderno se baseia em diversos fundamentos da mecânica ondulatória e mecânica quântica (vale lembrar que se a palavrinha quântica estiver relacionada a algo que não seja física ou química, considere que é fake!).
Entretanto, para fins didáticos, o modelo atômico de Rutherford ainda é o mais utilizado. Nele, agora, também consideramos a presença do neutron (uma partícula neutra descoberta por Chadwick em 1932).

Mas, afinal, como é o átomo moderno?


  • O PRÓTON (na figura acima representado como a esfera de cor preta) é uma partícula de carga POSITIVA  localizada no NÚCLEO do átomo. Adotamos para ele uma massa relativa que equivale a 1 unidade.
  • O NÊUTRON (na figura acima representado como a esfera de cor azul) é uma partícula de carga neutra localizada no NÚCLEO do átomo. Adotamos para ele uma massa relativa que equivale a 1 unidade.
  • O ELÉTRON (na figura acima representado como a esfera de cor branca com sinal - em vermelho) é uma partícula de carga negativa localizada na ELETROSFERA do átomo. Todavia, sua massa é equivalente a 1/1836 unidades e consideramos - portanto - desprezível, quando comparado à massa de um NEUTRON e de um PRÓTON.


Número Atômico - definido pela letra Z


Sempre que alguém te perguntar o que diferencia os átomos uns dos outros responda - com toda a certeza - que é o NÚMERO ATÔMICO. Isso acontece uma vez que o NÚMERO ATÔMICO é definido como o número de PRÓTONS no núcleo de um determinado elemento químico e este número nunca vai variar em reações químicas (exceto em reações nucleares da Radioatividade). 

ÁTOMOS COM O MESMO NÚMERO DE PRÓTONS POSSUEM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS!!!

Número de massa - definido pela letra A

Vimos alguns parágrafos acima que a massa do ELÉTRON é considerada desprezível por ser muito pequena. Dessa forma, o número de massa de um dado elemento químico é feito pela soma do número de PRÓTONS e número de NÊUTRONS.

Átomo neutro e íon

Átomo neutro: o número de prótons é igual ao número de elétrons. Como a quantidade de partículas positivas é igual ao número de partículas negativas a soma da zero.
Por exemplo, suponha um átomo com 5 prótons e 5 elétrons. Temos, portanto, + 5 - 5 = 0

Íon: quando o número de prótons é diferente do número de elétrons. Como a quantidade de partículas positivas e negativas é diferente, a carga elétrica líquida não mais será zero.
Por exemplo, vamos pensar no átomo neutro do exemplo anterior:
* Se ele ganhar 2 elétrons terá 5 prótons e 7 elétrons. Portanto, + 5 - 7 = -2. Como ele tem carga é um íon e como a carga é negativa chamamos ele de ÂNION.
* Se ele perder 2 elétrons terá 5 prótons e 3 elétrons. Portanto, + 5 - 3 = +2. Como ele tem carga é um íon e como a carga é positiva chamamos ele de CÁTION.

CÁLCULO DA P.A.N.E

Particularmente, eu gosto de chamar esse cálculo de PANE.


O P de PANE corresponde ao número de PRÓTONS que como vimos alguns parágrafos acima é a mesma coisa que NÚMERO ATÔMICO (aquela definição que vem definir o que é o nosso elemento químico!).

O A de PANE corresponde ao NÚMERO DE MASSA de um elemento químico. Lembrando que o NÚMERO DE MASSA é pela soma do número de PRÓTONS e NÊUTRONS (a massa do ELÉTRONS é desprezível!).

O N de PANE corresponde ao número de NÊUTRONS. Você pode obter o número de nêutrons pela diferença entre a NÚMERO DE MASSA e o NÚMERO ATÔMICO (massa menos prótons).

O E de PANE corresponde ao número de ELÉTRONS. O número de elétrons para um átomo neutro é igual ao número de prótons. Se o elemento for um íon, esse número irá variar.

EXEMPLO

1) Calcular o número atômico, número de massa, prótons, nêutrons e elétrons de cada elemento abaixo:

  

Resolução Comentada:

No exemplo acima temos o elemento químico ALUMÍNIO (representado pelas letras A maiúscula e L minúscula). O número 13 do lado de cima indica que seu número atômico é 13 e que seu número de massa é 27. 
Partindo dessa colocação, iniciamos o cálculo do P.A.N.E.

Letra P de P.A.N.E. = A letra P representa o número de prótons. Precisamos lembrar que o número de prótons é equivalente ao número atômico. Se o número atômico é 13 o número de prótons também será 13.

Letra A de P.A.N.E. = A letra A corresponde ao número de massa. O número de massa é o valor de baixo da representação. Portanto, o número de massa do Alumínio é 27.

Letra N de P.A.N.E. = A letra N corresponde ao número de neutrons. Os neutrons são partículas pesadas no núcleo do átomo. Se o número de massa é 27 e o elemento possui 13 prótons, para descobrir o número de neutrons basta subtrair: 27 - 13 = 14 neutrons.

Letra E de P.A.N.E.A letra E corresponde ao número de elétrons. Como o elemento é neutro (ou seja não possui carga + e nem carga - ) o número de prótons será igual ao número de elétrons. Portanto, se ele tem 13 prótons ele também terá 13 elétrons.

Resolução Comentada:

No exemplo acima temos o elemento químico ENXOFRE (representado pela letra S maiúscula). O número 16 indica que seu número atômico é 16, o número de baixo que seu número de massa é 32 e a indicação 2- que ele é um íon.
Partindo dessa colocação, iniciamos o cálculo do P.A.N.E.

Letra P de P.A.N.E. = A letra P representa o número de prótons. Precisamos lembrar que o número de prótons é equivalente ao número atômico. Se o número atômico é 16 o número de prótons também será 16.

Letra A de P.A.N.E. = A letra A corresponde ao número de massa. O número de massa é o valor de baixo da representação. Portanto, o número de massa do Enxofre é 32.

Letra N de P.A.N.E. = A letra N corresponde ao número de neutrons. Os neutrons são partículas pesadas no núcleo do átomo. Se o número de massa é 32 e o elemento possui 16 prótons, para descobrir o número de neutrons basta subtrair: 32 - 16 = 16 neutrons.

Letra E de P.A.N.E. = A letra E corresponde ao número de elétrons. Como o elemento é um íon precisamos entender o que aconteceu com o número de elétrons desse átomo. Primeiramente, se ele está com carga negativa (na representação marcada como "dois menos") quer dizer que o elemento ganhou dois elétrons (se o elemento ganhar elétrons a carga é negativa; se ele perde a carga é positiva) e é portanto chamado de ÂNION. Se ele fosse um átomo neutro, ele teria 16 elétrons. Mas como ele é um ânion que ganhou 2 elétrons (carga dois menos) ele possui 18 elétrons.


MAPA MENTAL PARA O ÁTOMO



EXERCÍCIOS SOBRE O TEMA


1) Qual o número de massa (A) de um átomo de cálcio (Z = 20) com 20 nêutrons?

2) O número atômico (Z) e o número de massa (A) de um íon monoatômico com carga 3+ que contém 10 elétrons e 14 nêutrons são, respectivamente:
a) 13, 27
b) 24, 21
c) 14, 24
d) 13, 24
e) 14, 27
3) (UFG – GO) O número de prótons, nêutrons e elétrons representados por é, respectivamente:

a) 56, 82 e 56
b) 56, 82 e 54
c) 56, 82 e 58
d) 82, 138 e 56
e) 82, 194 e 56


4) (Unifor – CE) Dentre as espécies químicas:
5B5B10 5B11           6C10 6C12 6C14
as que representam átomos cujos núcleos possuem 6 nêutrons são:

a) 6C10 6C12
b)  5B11 6C12
c) 5B10 5B11
d) 5B6C14
e) 5B10 6C14

5) Um átomo é constituído por 28 elétrons e possui número de massa igual a 50. Assinale a alternativa que apresenta seu número atômico e seu número de nêutrons, respectivamente.
a) 26 e 24
b) 28 e 50
c) 28 e 22
d) 19 e 40
e) 26 e 20

6) Em um átomo que apresenta 40 elétrons e 65 nêutrons, podemos afirmar que seu número de prótons é igual a:

a) 25
b) 40
c) 65
d) 105
e) nda.


7) (UFPI-PI) A representação 26Fe56 indica que o átomo do elemento químico ferro apresenta a seguinte composição nuclear:

a) 26 prótons, 26 elétrons e 30 nêutrons
b) 26 elétrons e 30 nêutrons
c) 26 prótons, 26 elétrons e 56 nêutrons
d) 26 prótons e 26 elétrons
e) 26 prótons e 30 nêutrons

8) (MACKENZIE-SP) A soma dos prótons, elétrons e nêutrons (p+, e–, n°) do átomo 2x–2Q4x, que possui 22 nêutrons, é igual a:

a) 62
b) 58
c) 74
d) 42
e) 92

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculo de Massa Atômica: Média Ponderada

Massa Atômica A massa atômica de um determinado átomo é calculado em função de uma u nidade de m assa a tômica ( u . m . a . ou simplesmente u .). Todavia, precisamos entender que 1 u . ou 1 u . m . a . equivale a 1/12 (lê-se um doze avos) da massa do isótopo de carbono-12 ( caso não se lembre o que é um isótopo, clique aqui ). Para compreender essa relação podemos visualizar como se repartíssemos um átomo de Carbono do Modelo Atômico de Dalton ( esqueceu desse modelo? Vem cá ) em 12 partes iguais. Cada uma das 12 partes representará 1 unidade de massa atômica .  Entretanto, para fins práticos e didáticos, realizamos a aproximação e consideramos que 1 u equivale a 1 de número de massa. Essa aproximação faz com que o número de massa do átomo seja equivalente à própria massa atômica. Ou seja: Se falamos que o átomo de Magnésio tem 24 de número de massa compreendemos que sua massa é 24 vezes maior que 1 unidade de massa atômica. Se falamos que o ...

Propriedades Periódicas

Estamos iniciando - finalmente - nosso tópico de Propriedades Periódicas. Um tópico por muitos temido porém por muitos o mais amado por ser simples, reto e direto ao ponto. Como costumo chamar: Agora ou é 8 ou 80!   Propriedades Periódicas   As Propriedades Periódicas são as propriedades dos elementos químicos que oscilam (para mais ou para menos) com uma repetição em função do aumento do número atômico.  São elas: Raio Atômico Energia de Ionização Eletronegatividade Eletropositividade Afinidade Eletrônica  Raio Atômico  A primeira e talvez mais simples a se pensar sobre um átomo é:  Qual o tamanho de um átomo?  Como saber se um átomo é maior que o outro? Estas dúvidas são respondidas pelo Raio Atômico . Esta propriedade periódica descreve a distância entre o núcleo e o elétron mais externo para um determinado átomo. A medida é feita considerando a metade da distância entre os núcleos de dois átomos que formam uma substância simples. Como identificar ...

Distribuição Eletrônica

Distribuição Eletrônica Prezado estudante, Antes de iniciar mais uma aula resumo do nosso "Nera para ser Química" gostaria de dizer que o tema de hoje está INTEIRAMENTE relacionado a última aula sobre Números Quânticos. Caso não tenha acessado e realizado os exercícios, clique aqui antes de continuar. Na aula de "Números Quânticos" vimos que é possível determinar um orbital (região com maior probabilidade de se encontrar um determinado elétron) desde que ele seja identificado por meio de quatro números quânticos ( n , l , m e s ). Neste aspecto de "conhecer o elétron" se torna necessário - contudo - organizar os elétrons em função da energia (escalada em função dos subníveis energéticos).  Decorar e compreender a ordem de energia é um trabalho exaustivo e muitas vezes confuso. Porém, para facilitar a nossa vida, o químico norte-americano Linus Pauling criou um diagrama prático para se visualizar a sequência energética dos diferentes sub...