Pular para o conteúdo principal

O átomo moderno: Número atômico, número de massa, átomo neutro e íon.

Estrutura de átomo moderno

O átomo moderno se baseia em diversos fundamentos da mecânica ondulatória e mecânica quântica (vale lembrar que se a palavrinha quântica estiver relacionada a algo que não seja física ou química, considere que é fake!).
Entretanto, para fins didáticos, o modelo atômico de Rutherford ainda é o mais utilizado. Nele, agora, também consideramos a presença do neutron (uma partícula neutra descoberta por Chadwick em 1932).

Mas, afinal, como é o átomo moderno?


  • O PRÓTON (na figura acima representado como a esfera de cor preta) é uma partícula de carga POSITIVA  localizada no NÚCLEO do átomo. Adotamos para ele uma massa relativa que equivale a 1 unidade.
  • O NÊUTRON (na figura acima representado como a esfera de cor azul) é uma partícula de carga neutra localizada no NÚCLEO do átomo. Adotamos para ele uma massa relativa que equivale a 1 unidade.
  • O ELÉTRON (na figura acima representado como a esfera de cor branca com sinal - em vermelho) é uma partícula de carga negativa localizada na ELETROSFERA do átomo. Todavia, sua massa é equivalente a 1/1836 unidades e consideramos - portanto - desprezível, quando comparado à massa de um NEUTRON e de um PRÓTON.


Número Atômico - definido pela letra Z


Sempre que alguém te perguntar o que diferencia os átomos uns dos outros responda - com toda a certeza - que é o NÚMERO ATÔMICO. Isso acontece uma vez que o NÚMERO ATÔMICO é definido como o número de PRÓTONS no núcleo de um determinado elemento químico e este número nunca vai variar em reações químicas (exceto em reações nucleares da Radioatividade). 

ÁTOMOS COM O MESMO NÚMERO DE PRÓTONS POSSUEM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS!!!

Número de massa - definido pela letra A

Vimos alguns parágrafos acima que a massa do ELÉTRON é considerada desprezível por ser muito pequena. Dessa forma, o número de massa de um dado elemento químico é feito pela soma do número de PRÓTONS e número de NÊUTRONS.

Átomo neutro e íon

Átomo neutro: o número de prótons é igual ao número de elétrons. Como a quantidade de partículas positivas é igual ao número de partículas negativas a soma da zero.
Por exemplo, suponha um átomo com 5 prótons e 5 elétrons. Temos, portanto, + 5 - 5 = 0

Íon: quando o número de prótons é diferente do número de elétrons. Como a quantidade de partículas positivas e negativas é diferente, a carga elétrica líquida não mais será zero.
Por exemplo, vamos pensar no átomo neutro do exemplo anterior:
* Se ele ganhar 2 elétrons terá 5 prótons e 7 elétrons. Portanto, + 5 - 7 = -2. Como ele tem carga é um íon e como a carga é negativa chamamos ele de ÂNION.
* Se ele perder 2 elétrons terá 5 prótons e 3 elétrons. Portanto, + 5 - 3 = +2. Como ele tem carga é um íon e como a carga é positiva chamamos ele de CÁTION.

CÁLCULO DA P.A.N.E

Particularmente, eu gosto de chamar esse cálculo de PANE.


O P de PANE corresponde ao número de PRÓTONS que como vimos alguns parágrafos acima é a mesma coisa que NÚMERO ATÔMICO (aquela definição que vem definir o que é o nosso elemento químico!).

O A de PANE corresponde ao NÚMERO DE MASSA de um elemento químico. Lembrando que o NÚMERO DE MASSA é pela soma do número de PRÓTONS e NÊUTRONS (a massa do ELÉTRONS é desprezível!).

O N de PANE corresponde ao número de NÊUTRONS. Você pode obter o número de nêutrons pela diferença entre a NÚMERO DE MASSA e o NÚMERO ATÔMICO (massa menos prótons).

O E de PANE corresponde ao número de ELÉTRONS. O número de elétrons para um átomo neutro é igual ao número de prótons. Se o elemento for um íon, esse número irá variar.

EXEMPLO

1) Calcular o número atômico, número de massa, prótons, nêutrons e elétrons de cada elemento abaixo:

  

Resolução Comentada:

No exemplo acima temos o elemento químico ALUMÍNIO (representado pelas letras A maiúscula e L minúscula). O número 13 do lado de cima indica que seu número atômico é 13 e que seu número de massa é 27. 
Partindo dessa colocação, iniciamos o cálculo do P.A.N.E.

Letra P de P.A.N.E. = A letra P representa o número de prótons. Precisamos lembrar que o número de prótons é equivalente ao número atômico. Se o número atômico é 13 o número de prótons também será 13.

Letra A de P.A.N.E. = A letra A corresponde ao número de massa. O número de massa é o valor de baixo da representação. Portanto, o número de massa do Alumínio é 27.

Letra N de P.A.N.E. = A letra N corresponde ao número de neutrons. Os neutrons são partículas pesadas no núcleo do átomo. Se o número de massa é 27 e o elemento possui 13 prótons, para descobrir o número de neutrons basta subtrair: 27 - 13 = 14 neutrons.

Letra E de P.A.N.E.A letra E corresponde ao número de elétrons. Como o elemento é neutro (ou seja não possui carga + e nem carga - ) o número de prótons será igual ao número de elétrons. Portanto, se ele tem 13 prótons ele também terá 13 elétrons.

Resolução Comentada:

No exemplo acima temos o elemento químico ENXOFRE (representado pela letra S maiúscula). O número 16 indica que seu número atômico é 16, o número de baixo que seu número de massa é 32 e a indicação 2- que ele é um íon.
Partindo dessa colocação, iniciamos o cálculo do P.A.N.E.

Letra P de P.A.N.E. = A letra P representa o número de prótons. Precisamos lembrar que o número de prótons é equivalente ao número atômico. Se o número atômico é 16 o número de prótons também será 16.

Letra A de P.A.N.E. = A letra A corresponde ao número de massa. O número de massa é o valor de baixo da representação. Portanto, o número de massa do Enxofre é 32.

Letra N de P.A.N.E. = A letra N corresponde ao número de neutrons. Os neutrons são partículas pesadas no núcleo do átomo. Se o número de massa é 32 e o elemento possui 16 prótons, para descobrir o número de neutrons basta subtrair: 32 - 16 = 16 neutrons.

Letra E de P.A.N.E. = A letra E corresponde ao número de elétrons. Como o elemento é um íon precisamos entender o que aconteceu com o número de elétrons desse átomo. Primeiramente, se ele está com carga negativa (na representação marcada como "dois menos") quer dizer que o elemento ganhou dois elétrons (se o elemento ganhar elétrons a carga é negativa; se ele perde a carga é positiva) e é portanto chamado de ÂNION. Se ele fosse um átomo neutro, ele teria 16 elétrons. Mas como ele é um ânion que ganhou 2 elétrons (carga dois menos) ele possui 18 elétrons.


MAPA MENTAL PARA O ÁTOMO



EXERCÍCIOS SOBRE O TEMA


1) Qual o número de massa (A) de um átomo de cálcio (Z = 20) com 20 nêutrons?

2) O número atômico (Z) e o número de massa (A) de um íon monoatômico com carga 3+ que contém 10 elétrons e 14 nêutrons são, respectivamente:
a) 13, 27
b) 24, 21
c) 14, 24
d) 13, 24
e) 14, 27
3) (UFG – GO) O número de prótons, nêutrons e elétrons representados por é, respectivamente:

a) 56, 82 e 56
b) 56, 82 e 54
c) 56, 82 e 58
d) 82, 138 e 56
e) 82, 194 e 56


4) (Unifor – CE) Dentre as espécies químicas:
5B5B10 5B11           6C10 6C12 6C14
as que representam átomos cujos núcleos possuem 6 nêutrons são:

a) 6C10 6C12
b)  5B11 6C12
c) 5B10 5B11
d) 5B6C14
e) 5B10 6C14

5) Um átomo é constituído por 28 elétrons e possui número de massa igual a 50. Assinale a alternativa que apresenta seu número atômico e seu número de nêutrons, respectivamente.
a) 26 e 24
b) 28 e 50
c) 28 e 22
d) 19 e 40
e) 26 e 20

6) Em um átomo que apresenta 40 elétrons e 65 nêutrons, podemos afirmar que seu número de prótons é igual a:

a) 25
b) 40
c) 65
d) 105
e) nda.


7) (UFPI-PI) A representação 26Fe56 indica que o átomo do elemento químico ferro apresenta a seguinte composição nuclear:

a) 26 prótons, 26 elétrons e 30 nêutrons
b) 26 elétrons e 30 nêutrons
c) 26 prótons, 26 elétrons e 56 nêutrons
d) 26 prótons e 26 elétrons
e) 26 prótons e 30 nêutrons

8) (MACKENZIE-SP) A soma dos prótons, elétrons e nêutrons (p+, e–, n°) do átomo 2x–2Q4x, que possui 22 nêutrons, é igual a:

a) 62
b) 58
c) 74
d) 42
e) 92

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculo de Massa Atômica: Média Ponderada

Massa Atômica A massa atômica de um determinado átomo é calculado em função de uma u nidade de m assa a tômica ( u . m . a . ou simplesmente u .). Todavia, precisamos entender que 1 u . ou 1 u . m . a . equivale a 1/12 (lê-se um doze avos) da massa do isótopo de carbono-12 ( caso não se lembre o que é um isótopo, clique aqui ). Para compreender essa relação podemos visualizar como se repartíssemos um átomo de Carbono do Modelo Atômico de Dalton ( esqueceu desse modelo? Vem cá ) em 12 partes iguais. Cada uma das 12 partes representará 1 unidade de massa atômica .  Entretanto, para fins práticos e didáticos, realizamos a aproximação e consideramos que 1 u equivale a 1 de número de massa. Essa aproximação faz com que o número de massa do átomo seja equivalente à própria massa atômica. Ou seja: Se falamos que o átomo de Magnésio tem 24 de número de massa compreendemos que sua massa é 24 vezes maior que 1 unidade de massa atômica. Se falamos que o ...

Tabela Periódica: Concepções Gerais

Tabela Periódica: Períodos e Grupos A tabela periódica é um modelo que agrupa todos os 118 elementos químicos conhecidos em ordem crescente de número atômico. Esta ferramenta além de promover a organização dos elementos possibilita que o usuário possa conhecer, descrever e prever determinadas propriedades e características da matéria. Divisão da tabela periódica Qualquer tabela é organizada por intermédio de linhas e colunas. Com a tabela periódica o mesmo princípio é aplicado. Entretanto, na química, estas divisões possuem nomes específicos e importantes no que tange a classificação dos elementos. As LINHAS são chamadas de PERÍODOS . As COLUNAS são chamadas de GRUPOS . Períodos Na tabela periódica cada linha corresponde a um período . Desta forma, a tabela periódica contém 7 períodos! Cada período corresponde a uma camada da distribuição eletrônica , ou seja, a um número quântico principal (não se lembra o que são os números quânticos? Clique aqui !). Nos períodos 6 e 7 temos a pr...

Distribuição Eletrônica

Distribuição Eletrônica Prezado estudante, Antes de iniciar mais uma aula resumo do nosso "Nera para ser Química" gostaria de dizer que o tema de hoje está INTEIRAMENTE relacionado a última aula sobre Números Quânticos. Caso não tenha acessado e realizado os exercícios, clique aqui antes de continuar. Na aula de "Números Quânticos" vimos que é possível determinar um orbital (região com maior probabilidade de se encontrar um determinado elétron) desde que ele seja identificado por meio de quatro números quânticos ( n , l , m e s ). Neste aspecto de "conhecer o elétron" se torna necessário - contudo - organizar os elétrons em função da energia (escalada em função dos subníveis energéticos).  Decorar e compreender a ordem de energia é um trabalho exaustivo e muitas vezes confuso. Porém, para facilitar a nossa vida, o químico norte-americano Linus Pauling criou um diagrama prático para se visualizar a sequência energética dos diferentes sub...