Pular para o conteúdo principal

ISÓTOPO, ISÓTONO, ISÓBARO

ISÓTOPO, ISÓTONO e ISÓBARO


Essas três palavras permeiam os exercícios de diversos vestibulares e muitas vezes causam muitas dúvidas nos estudantes. Nesta aula resumo veremos que essa classificação é bem mais simples do que se parece.

Inicialmente, precisamos entender que estes três termos se relacionam diretamente ao número de partículas ou ao número de massa de um determinado elemento químico em relação a outro.

Em nossa última aula-resumo sobre o átomo moderno (Clique aqui para ver a aula resumo sobre o átomo moderno) vimos que os átomos possuem 3 partículas fundamentais: o próton e o nêutron (localizados no núcleo) e o elétrons, na eletrosfera. 

Elementos que possuem o mesmo número de PRÓTONS são denominados ISÓTOPOS enquanto elementos que possuírem mesmo número de NÊUTRONS serão chamados de ISÓTONOS. Em contrapartida, se dois elementos possuem mesmo número de massa serão ISÓBAROS. 

Vejamos isso com mais detalhes nos tópicos abaixo:

ISÓTOPOS

ISÓTOPOS são átomos provenientes de um mesmo elemento químico que apresentam o mesmo número de prótons e diferente número de massa.

Por exemplo:

O Hidrogênio possui três isótopos: o Prótio, o Deutério e o Trítio. Os três isótopos são Hidrogênios (uma vez que os três possuem 1 próton cada) porém possuem número de massa diferentes. Observe que essa variação do valor do número de massa acontece unicamente pela diferença do número de Nêutrons em cada isótopo.

ATENÇÃO: Se tem o mesmo número de Prótons, ISÓTOPO.

ISÓTONOS

ISÓTONOS são átomos de diferentes elementos químicos que apresentam o mesmo número de nêutrons e diferente número atômico e de massa.

Por exemplo:
O Cálcio (Ca) é um elemento químico que possui número atômico 20 e número de massa 40. Como o número atômico é o mesmo valor que a quantidade de prótons do elemento, o Cálcio possui 20 prótons. Sendo o número de massa a soma de prótons e nêutrons, temos que a diferença entre o número de massa e o número atômico será o número de nêutrons no elemento. Logo: 40 - 20 = 20 nêutrons.

O Potássio (K) é um elemento químico que possui número atômico 19 e número de massa 39. Como o número atômico é o mesmo valor que a quantidade de prótons do elemento, o Potássio possui 19 prótons. Sendo o número de massa a soma de prótons e nêutrons, temos que a diferença entre o número de massa e o número atômico será o número de neutrons no elemento. Logo: 39 - 19 = 20 nêutrons.

Uma vez que o Cálcio e o Potássio apresentam diferentes números de prótons mas mesmo número de nêutrons, eles são isótonos.

ATENÇÃO: Se tem o mesmo número de Nêutrons, ISÓTONO.

ISÓBAROS

ISÓBAROS são átomos de diferentes elementos que possuem o mesmo número de massa mas diferente número de nêutrons e prótons.

Por exemplo:


No exemplo da imagem acima, temos o elemento Cálcio e o elemento Argônio. Observe que nos dois elementos o número de massa (A) são iguais. Em ambos esse valor é de 40. Ou seja, se são elementos diferentes com mesmo número de massa são ISÓBAROS.

ATENÇÃO: Se tem o mesmo número de massa (A), são ISÓBAROS.


MAPA MENTAL PARA O TEMA


EXERCÍCIOS SOBRE O TEMA

1) Determine o número atômico e o número de massa dos átomos A e B, que são isóbaros e apresentam a seguinte representação:
10+x 5xA                    11+x4x+8B

2) X é isótopo de 2041Ca e isótono de 1941K. Portanto, o seu número de massa é igual a:

a) 41
b) 40
c) 39
d) 42
e) 20


3) (Unisinos –RS) Segundo dados experimentais, o oxigênio do ar que respiramos tem exatos 99,759% de 8O16, 0,037% de átomos de 8O17 e 0,204% de 8O18. Diante desta constatação pode-se afirmar que essas três fórmulas naturais do oxigênio constituem átomos que, entre si, são:

a) Alótropos.
b) Isóbaros.
c) Isótonos.
d) Isótopos.
e) Isômero.


4) (UCS-RS) Isótopos são átomos que apresentam o mesmo número atômico, mas diferentes números de massa. O magnésio possui isótopos de números de massa iguais a 24, 25 e 26. Os isótopos do magnésio possuem números de nêutrons, respectivamente, iguais a: (Dado: Mg possui Z = 12)

a) 1, 12 e 12
b) 24, 25 e 26
c) 12, 13 e 14
d) 16, 17 e 18
e) 8, 8 e 8


5) (UFPA) Os isótopos do hidrogênio recebem os nomes de prótio (1H1), deutério (1H2) e trítio (1H3). Nesses átomos os números de nêutrons são, respectivamente, iguais a:

a) 0, 1 e 2.
b) 1, 1 e 1.
c) 1, 1 e 2.
d) 1, 2 e 3.
e) 2, 3 e 4.

6) Certo átomo possui 17 prótons, 20 nêutrons e 17 elétrons. Qual dos átomos representados abaixo é seu isótono?
a) 19K40
b) 20Ca42
c) 21Sc42
d) 20Ca40
e) 22Ti43
7) O átomo “X” é isótono do átomo 25Mn55 e isoeletrônico do íon 2860Ni2+. Com base nisso, indique o número de massa do átomo “X”:

a) 56.
b) 55.
c) 58.
d) 60.
e) 62.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculo de Massa Atômica: Média Ponderada

Massa Atômica A massa atômica de um determinado átomo é calculado em função de uma u nidade de m assa a tômica ( u . m . a . ou simplesmente u .). Todavia, precisamos entender que 1 u . ou 1 u . m . a . equivale a 1/12 (lê-se um doze avos) da massa do isótopo de carbono-12 ( caso não se lembre o que é um isótopo, clique aqui ). Para compreender essa relação podemos visualizar como se repartíssemos um átomo de Carbono do Modelo Atômico de Dalton ( esqueceu desse modelo? Vem cá ) em 12 partes iguais. Cada uma das 12 partes representará 1 unidade de massa atômica .  Entretanto, para fins práticos e didáticos, realizamos a aproximação e consideramos que 1 u equivale a 1 de número de massa. Essa aproximação faz com que o número de massa do átomo seja equivalente à própria massa atômica. Ou seja: Se falamos que o átomo de Magnésio tem 24 de número de massa compreendemos que sua massa é 24 vezes maior que 1 unidade de massa atômica. Se falamos que o ...

Tabela Periódica: Concepções Gerais

Tabela Periódica: Períodos e Grupos A tabela periódica é um modelo que agrupa todos os 118 elementos químicos conhecidos em ordem crescente de número atômico. Esta ferramenta além de promover a organização dos elementos possibilita que o usuário possa conhecer, descrever e prever determinadas propriedades e características da matéria. Divisão da tabela periódica Qualquer tabela é organizada por intermédio de linhas e colunas. Com a tabela periódica o mesmo princípio é aplicado. Entretanto, na química, estas divisões possuem nomes específicos e importantes no que tange a classificação dos elementos. As LINHAS são chamadas de PERÍODOS . As COLUNAS são chamadas de GRUPOS . Períodos Na tabela periódica cada linha corresponde a um período . Desta forma, a tabela periódica contém 7 períodos! Cada período corresponde a uma camada da distribuição eletrônica , ou seja, a um número quântico principal (não se lembra o que são os números quânticos? Clique aqui !). Nos períodos 6 e 7 temos a pr...

Distribuição Eletrônica

Distribuição Eletrônica Prezado estudante, Antes de iniciar mais uma aula resumo do nosso "Nera para ser Química" gostaria de dizer que o tema de hoje está INTEIRAMENTE relacionado a última aula sobre Números Quânticos. Caso não tenha acessado e realizado os exercícios, clique aqui antes de continuar. Na aula de "Números Quânticos" vimos que é possível determinar um orbital (região com maior probabilidade de se encontrar um determinado elétron) desde que ele seja identificado por meio de quatro números quânticos ( n , l , m e s ). Neste aspecto de "conhecer o elétron" se torna necessário - contudo - organizar os elétrons em função da energia (escalada em função dos subníveis energéticos).  Decorar e compreender a ordem de energia é um trabalho exaustivo e muitas vezes confuso. Porém, para facilitar a nossa vida, o químico norte-americano Linus Pauling criou um diagrama prático para se visualizar a sequência energética dos diferentes sub...