Pular para o conteúdo principal

Tabela Periódica: Concepções Gerais

Tabela Periódica: Períodos e Grupos

A tabela periódica é um modelo que agrupa todos os 118 elementos químicos conhecidos em ordem crescente de número atômico. Esta ferramenta além de promover a organização dos elementos possibilita que o usuário possa conhecer, descrever e prever determinadas propriedades e características da matéria.

Divisão da tabela periódica
Qualquer tabela é organizada por intermédio de linhas e colunas. Com a tabela periódica o mesmo princípio é aplicado.
Entretanto, na química, estas divisões possuem nomes específicos e importantes no que tange a classificação dos elementos.

As LINHAS são chamadas de PERÍODOS.

As COLUNAS são chamadas de GRUPOS.


Períodos
Na tabela periódica cada linha corresponde a um período. Desta forma, a tabela periódica contém 7 períodos!
Cada período corresponde a uma camada da distribuição eletrônica, ou seja, a um número quântico principal (não se lembra o que são os números quânticos? Clique aqui!).
Nos períodos 6 e 7 temos a presença de duas grandes séries de elementos: os lantanídeos e actinídeos. Entretanto, se estas séries fossem representadas nos respectivos períodos a tabela periódica ficaria muito comprida e esteticamente confusa. Desta forma os lantanídeos e actinídeos são representados abaixo da tabela em duas linhas extras mas NÃO correspondem a dois outros períodos.

Grupos (ou famílias)
Na tabela periódica cada coluna corresponde a um grupo. Dessa forma, a tabela periódica contém 18 grupos!
Os grupos são - certamente - um dos melhores métodos para realização da análise da tabela periódica. Cada um dos 18 grupos (ou famílias) contém elementos químicos com propriedades físicas e químicas semelhantes.

MAS CUIDADO!

A primeira coluna é chamada de Grupo dos Metais Alcalinos. Entretanto o Hidrogênio não pertence a esse grupo uma vez que apresenta propriedades físico-químicas diferentes dos demais.

 Macetes para te salvar na hora da prova 

A tabela periódica foi criada com o intuito de que ninguém precisasse decorar nada dos elementos químicos. Mas já diria pensadores contemporâneos "A vida é golpe atrás de golpe.".
Durante os vestibulares se você se lembrar a qual grupo um determinado elemento químico pertence pode ser a chave para responder uma questão e ganhar aquele tempinho extra para respirar na prova.
Dessa forma seguem algumas frases para lembrarmos dos elementos mais usuais da tabela periódica.

Grupo 01: Metais Alcalinos

A frase: Hoje Li Na Kama Rbson CsFrancês
Como ler: Hoje li na cama Robson Crusoé francês
Os elementos: H, Li, Na, K, Rb, Cs, Fr

Todos estes elementos possuem camada de valência ns1.
São chamados de alcalinos pois quando se encontram na forma metálica e são adicionados a uma solução aquosa deixam o pH final maior que 7 após processo de hidrólise.

Grupo 02: Metais Alcalinos Terrosos

A frase: Beth Mgrela Casou Sr BaRao
Como ler: Beth Magrela Casou com o Senhor Barão
Os elementos: Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra

Todos estes elementos possuem camada de valência ns2.
Assim como os Metais Alcalinos, estes elementos também alcalinizam soluções. Entretanto, levam a nomenclatura terrosos uma vez que são constituintes de diversos óxidos do solo e por muito tempo foram nominados de terra pela abundância em solos.

Grupo 13: Família do Boro

A frase: Bom Alto Gato Inteligente Tlarico
Como ler: Bom, alto, gato, inteligente mas talarico.
Os elementos: B, Al, Ga, In, Tl.

Todos estes elementos possuem camada de valência ns2 np1!

Grupo 14: Família do Carbono

A frase: Com Sinceridade Geralmente Snhos Pbidos
Como ler: Com sinceridade, geralmente tenho sonhos proibidos.
Os elementos: C, Si, Ge, Sn, Pb.

Todos estes elementos possuem camada de valência ns2 np2!

Grupo 15: Família do Nitrogênio 

A frase: Nossos Pais Assam Sborosos Bifes
Como ler: Nossos pais assam saboroso bifes
Os elementos: N, P, As, Sb, Bi.

Todos estes elementos possuem camada de valência ns2 np3!

Grupo 16: Família dos Calcogênios 

A frase: OS SeTe Porquinhos
Como ler: Os sete porquinhos
Os elementos: O, S, Se, Te, Po.

Todos estes elementos possuem camada de valência ns2 np4!

Grupo 17: Família dos Halogênios

A frase: Ficou Claro Brahma Imitou Atartica
Como ler: Ficou claro que a Brahma imitou a Antartica 
Os elementos: F, Cl, Br, I, At.

Todos estes elementos possuem camada de valência ns2 np5!

Grupo 18: Família dos Gases Nobres

A frase: He Nenhum Arranca Kriptonita do Xerife de Rndônia
Como ler: Homem nenhum arranca a criptonita do xerife de Rondônia. 
Os elementos: He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn.

Todos estes elementos possuem camada de valência ns2 np6! Por possuírem 8 elétrons na última camada por muitos anos se considerou que os elementos deste grupo eram totalmente inertes e por serem encontrados no estado gasoso foram denominados como Gases Nobres.
Vale ressaltar que o Hélio é uma exceção pois possui apenas a configuração 1s2 e - portanto - valência ns2!

MAPA MENTAL DE TABELA PERIÓDICA

EXERCÍCIOS SOBRE O TEMA
Para a resolução dos exercícios recomenda-se a utilização de uma tabela periódica


1) (UFRS) Considere os seguintes conjuntos de elementos químicos:
I – H, Hg, F, He
II – Na, Ca, S, He
III – K, S, C, Ar
IV – Rb, Be, I, Kr
O conjunto que apresenta metal alcalino, metal alcalino-terroso, calcogênio e gás nobre respectivamente é:


a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

2) (CFTMG) O subnível mais energético do átomo de um elemento é 5p3, portanto, o seu número atômico e a sua posição na tabela periódica serão, respectivamente:

a) 15, 3º período e coluna 15 
b) 51, 5º período e coluna 15
c) 51, 3º período e coluna 15
d) 49, 5º período e coluna 15

3) (FUVEST) Um astronauta foi capturado por habitantes de um planeta hostil e aprisionado numa cela, sem seu capacete espacial. Logo começou a sentir falta de ar. Ao mesmo tempo, notou um painel como o da figura, em que cada quadrado era uma tecla. Apertou duas delas, voltando a respirar bem. As teclas apertadas foram:
a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 3 e 4
d) 4 e 5
e) 5 e 6

4) (UERJ) Um átomo do elemento químico x, usado como corante para vidros, possui número de massa igual a 79 e número de neutrons igual a 45. Considere um elemento y, que possua propriedades químicas semelhantes ao elemento x. Na tabela de classificação periódica, o elemento y estará localizado no seguinte grupo:

a) 7
b) 9
c) 15
d) 16

Gabarito:

1) B
2) B
3) D
4) D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cálculo de Massa Atômica: Média Ponderada

Massa Atômica A massa atômica de um determinado átomo é calculado em função de uma u nidade de m assa a tômica ( u . m . a . ou simplesmente u .). Todavia, precisamos entender que 1 u . ou 1 u . m . a . equivale a 1/12 (lê-se um doze avos) da massa do isótopo de carbono-12 ( caso não se lembre o que é um isótopo, clique aqui ). Para compreender essa relação podemos visualizar como se repartíssemos um átomo de Carbono do Modelo Atômico de Dalton ( esqueceu desse modelo? Vem cá ) em 12 partes iguais. Cada uma das 12 partes representará 1 unidade de massa atômica .  Entretanto, para fins práticos e didáticos, realizamos a aproximação e consideramos que 1 u equivale a 1 de número de massa. Essa aproximação faz com que o número de massa do átomo seja equivalente à própria massa atômica. Ou seja: Se falamos que o átomo de Magnésio tem 24 de número de massa compreendemos que sua massa é 24 vezes maior que 1 unidade de massa atômica. Se falamos que o ...

Distribuição Eletrônica

Distribuição Eletrônica Prezado estudante, Antes de iniciar mais uma aula resumo do nosso "Nera para ser Química" gostaria de dizer que o tema de hoje está INTEIRAMENTE relacionado a última aula sobre Números Quânticos. Caso não tenha acessado e realizado os exercícios, clique aqui antes de continuar. Na aula de "Números Quânticos" vimos que é possível determinar um orbital (região com maior probabilidade de se encontrar um determinado elétron) desde que ele seja identificado por meio de quatro números quânticos ( n , l , m e s ). Neste aspecto de "conhecer o elétron" se torna necessário - contudo - organizar os elétrons em função da energia (escalada em função dos subníveis energéticos).  Decorar e compreender a ordem de energia é um trabalho exaustivo e muitas vezes confuso. Porém, para facilitar a nossa vida, o químico norte-americano Linus Pauling criou um diagrama prático para se visualizar a sequência energética dos diferentes sub...